BLOG - UMBANDA PARA O MUNDO

Blog voltado às informações e conceitos da Umbanda Blog criado para divulgação de tudo que diz respeito à Umbanda e aos umbandistas, crenças e cultos afins, no Brasil e no mundo.

VÍDEO - CABOCLOS DE OXÓSSI



Oxóssi, o Orixá da caça e da fartura, protetor das matas, dos animais da floresta e dos caçadores. A coleta e a caça são as formas mais primitivas da busca por alimento, são esses os domínios de Oxóssi, orixá que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar sua tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza. Veste-se de verde, azul turquesa e vermelho. Sempre traz consigo o seu Ofá (arco e flecha).
Na mitologia Yorubá, Oxossi era ajudante do irmão Ogum e carregava suas armas. Certo dia, numa das caçadas, encontrou Ossain, que vivia na floresta e era um mago. Ossain enfeitiçou Oxossi que ficou servindo à ele por algum tempo. Quando o efeito do feitiço passou, Oxossi quis voltar para casa, mas sua mãe Iemanjá não o aceitou. Então, Oxossi voltou para a mata e foi morar com Ossain, que lhe ensinou todos os mistério da floresta e de seus habitantes. Desde então, Oxossi se tornou um grande caçador, passando a garantir a alimentação da família e defendendo os animais e plantas de pessoas que matam sem necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ...