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A HIERARQUIA DIVINA NA UMBANDA NA VISÃO DA ESCOLA DE SÍNTESE







A HIERARQUIA DIVINA NA UMBANDA NA VISÃO DA ESCOLA DE SÍNTESE

Aproveitamos o ensejo da publicação anterior, em que apresentamos um modelo (tipo) de ritual de fundamento, segundo os princípios esposados pela Escola de Síntese, para de forma resumida, descrever a Hierarquia Divina.

Da publicação passada, reiteramos a importância da unidade irredutível ORIXÁ-EXU. É EXU que acompanha todos os Orixás, que executa a função do ORIXÁ; no caso das Religiões Afro-Brasileiras, é EXU que mobiliza seus poderes ou remédios sobrenaturais, cumprindo assim as suas funções.

No texto apontado é explicado todo o awô do rito de fundamento por nós apresentado, pois Ele (EXU) manifesta a vontade do Orixá, do Caboclo (Orixá do Brasil), de outros Ancestrais (Mestres, Caboclinhos, enfim as entidades tidas como Encantados) e também permite o transe e o pós-transe – “o estado de erê” – “estado infantilizado”, tal qual é o inconsciente, que gradativamente, após o transe, permite o indivíduo retomar a sua personalidade própria, com ganho de percepção, cognição, estado de harmonia e equilíbrio biopsicossociológico.

Deixaremos para próximos trabalhos os fundamentos da Entidade sobrenatural Exu (Yorubá) – Elegbara (Jeje) – Aluvaiá (Bantu), entendamos o texto da presente publicação que versa sobre a Hierarquia Divina, a manifestação da Divindade nos vários planos do universo onde todos têm como fatores essenciais a Energia/Matéria. Ressalve-se que a Escola de Síntese denomina esse plano de ação de Universo Astral, onde há domínio da Energia/Matéria, decorrência do Poder Volitivo do Orixá aplicado à Substância Escura, portanto, anterior ao Big Bang ou ao t0(instante zero).

O ORIXÁ antecede o Big Bang, portanto é anterior ao Universo, logo, também, ao Planeta Terra, que faz parte de determinado Sistema Solar, que faz parte do Universo.

O plano que antecede o Universo como conhecemos, é o que denominamos Cosmo Espiritual ou Reino Virginal. Virginal, pois não há matéria ou energia (vazio) como conhecemos do planeta e no Universo Astral.

Depois deste sumário do Cosmo Espiritual (adimensional, atemporal) e de sua manifestação no Universo Astral ou Reino Natural (dimensional, temporal), penetremos mesmo que de forma parcial ou superficial, na Hierarquia Divina e sua manifestação no Cosmo Espiritual e nos vários locais do Universo Astral onde há domínio da Energia/Matéria.

No livro “Umbanda – a Proto-Síntese Cósmica. 12ª ed. São Paulo: editora Pensamento. 2011, de nossa “autoria”, temos o seguinte texto:

“No capítulo em que tratávamos da Deidade ou Divindade Suprema, dissemos que no Cosmo Espiritual existia como realidade única, o Ser Espiritual em consciência, percepção, inteligência, etc. Nesse mesmo Cosmo Espiritual havia uma realidade acima de todos os Seres Espirituais, sendo essa a Realidade Absoluta, o Supremo Espírito, o Qual denominamos, sem defini-lo ou limitá-lo, como Deus. Assim, nesse Cosmo Espiritual, a Suprema Luz Espiritual estende suas Vibrações Espirituais aos primeiros 7 Puros Espíritos, na chamada Coroa Divina, ou seja, aquelas Potestades de Sublime Luz que estendem suas Vibrações a todos os Seres do Cosmo Espiritual. São os 7 Espíritos Virginais por nós denominados ORIXÁS VIRGINAIS”.

Sumarizemos e desdobremos o parágrafo acima citado:

Nesse Cosmo Espiritual o Supremo Espírito – Deus – O Incriado Absoluto – estende suas Supremas Vibrações Espirituais (se é assim que podemos nos expressar) aos 7 Puros Espíritos (Puros, pois estão isentos de qualquer agregação sobre si mesmo que conhecemos como Energia/Matéria.). A “Natureza Espiritual”, dos Seres Espirituais ou simplesmente Espíritos, nada tem em comum com a “natureza material” ou do Universo Astral.

Essas Potestades Primevas – os 7 Puros Espíritos são os primevos, no Reino Virginal, a receber sobre os mesmos o Poder Espiritual Divino – do Supremo Espírito que denominamos Tupan, Olodumare, Zamby, Deus. Eles, os 7 Espíritos Supremos por interveniência do Poder Divino deram formação à Coroa Divina. Nas várias Escolas das Religiões Afro-Brasileiras, assim como na Escola de Síntese, são denominados de ORIXÁ VIRGINAL. O ORIXÁ VIRGINAL deflagrou seus Poderes Espirituais no Cosmo Espiritual nos:

ORIXÁ CAUSAL – 7 Espíritos e Hierarquia que são os Senhores do Karma Causal. Esse por sua vez deflagra suas vibrações no ORIXÁ REFLETOR que são os 7 Espíritos e Hierarquia que são Senhores da Luz Espiritual – coordenadores do processo do início da manifestação da matéria, o que aconteceu, no Universo Astral, por intermédio do ORIXÁ ORIGINAL – os 7 Espíritos e Hierarquia que são reguladores do Karma Constituído e da criação do Universo Astral. Deflagraram na substância escura seus poderes volitivos promovendo a Cosmogênese (Luz – Som – Movimento), a origem do Universo. Eles estenderam seus poderes ao ORIXÁ SUPERVISOR – 7 Espíritos e Hierarquia que são Senhores que regulam a Lei Divina em todo o Sistema Galáctico. Deflagraram suas vibrações no ORIXÁ INTERMEDIÁRIO – 7 Espíritos e Hierarquia que são Senhores de todo o Sistema Solar (Verbo Solar). Também deflagraram suas Vibrações no ORIXÁ ANCESTRAL – 7 Espíritos e Hierarquia que são Senhores do Sistema Planetário.

Da resenha que fizemos conclui-se que: no Universo Astral o ORIXÁ ORIGINAL é o ORIXÁ CÓSMICO; o ORIXÁ SUPERVISOR é o ORIXÁ GALÁCTICO; o ORIXÁ INTERMEDIÁRIO é o ORIXÁ SOLAR; o ORIXÁ ANCESTRAL é o ORIXÁ PLANETÁRIO.

No texto que ora estamos desenvolvendo, daremos ênfase a atuação do ORIXÁ ANCESTRAL nas Religiões Afro-Brasileiras, principalmente de como Ele promove sua Hierarquia no planeta e na Tradição do Orixá. Na Umbanda o conceito trazido explica o surgimento e a função dos Orixás e suas Vibrações Espirituais manifestas nas 7 Linhas ou Vibrações Originais (pois foram deflagradas, no Universo Astral , pelo ORIXÁ ORIGINAL.

Antes de pormenorizarmos a atuação do ORIXÁ ANCESTRAL OU PLANETÁRIO e sua Hierarquia reforcemos o conceito de Universo Astral, e qual sua constituição nos três planos de manifestação.

Continuando é de vital importância entender-se que o Princípio Espiritual (imanifesto) ou Essência, ao manifestar-se (Existência) fê-lo no Universo Astral, onde, como vimos, havia domínio da Energia (Substância) em seus vários graus de densidade.

Interpenetrando fundamentos, afirmamos que o Ser Espiritual gerou, exsudou a Substância Escura, sendo a mesma protoforma para a Cosmogênese onde, repisamos, deu início ao domínio da Energia/Matéria.

Recapitulando, visando o melhor entendimento, afirmamos que o Princípio Espiritual Uno (Essência) ao se bipolarizar, separando-se objetivamente (Existência), gerou de moto próprio, devido à sua atribuição criadora, a Substância Escura que é indiferenciada, caótica, sem movimentos coordenados.

É a essa Substância Escura que a Coroa Divina, os 7 ORIXÁS SUPREMOS – Espíritos Virginais de Máximo Poder – por intermédio da Potenciação de suas Vontades, de seus Poderes Volitivos, propiciaram movimentos ordenados, diferenciando-a, imprimindo-lhe um ciclo e ritmo particular, por intermédio de sua Hierarquia deflagrada no ORIXÁ ORIGINAL.

Esse ciclo e ritmo deu formação à Energia Bipolarizada. A essa Energia Bipolarizada denominamos Energia Mental Abstrata e Energia Mental Concreta.

A Energia Primeva Bipolarizada deflagrou a constituição setenária no Universo Astral.

Assim, o Poder Volitivo dos 7 ORIXÁS ORIGINAIS, aplicado à Substância Escura, gerou o Universo Astral. A concretização desse Poder Volitivo pode ser expressa na Cosmogênese, no “Big Bang”, gerador de três fenômenos que perduram até nossos dias. A Luz, o Som e o Movimento são as expressões concretas do Poder Volitivo dos Orixás.

Antes de prosseguirmos no estudo que nos conduz aos Fundamentos do ORIXÁ e Hierarquia, observemos como, analogamente à constituição cósmica, desdobram-se a Matéria e a Energia, em nosso Planeta, pois os mesmos constituem a pedra angular do entendimento do destino planetário e individual.

A matéria constitutiva do planeta Terra é, igualmente, Setenária. A Energia Bipolarizada em Energia Mental Abstrata e Energia Mental Concreta dá origem, por rebaixamento de sua vibração essencial à Energia Astral.

A Energia Astral, por dissociação ou emissão, dá formação a quatro Energias, totalizando o Setenário. A Energia Astral é a base constitutiva da dimensão sutil, hiperfísica do planeta.

Na dimensão densa, a energia astral deflagra os quatro estados da manifestação.

O primeiro estado de manifestação é o Eólico (Ar), essencialmente expansivo.

O segundo estado de manifestação é o Ígneo (Fogo), essencialmente radiante.

O terceiro estado de manifestação é o Hídrico (Água), essencialmente fluente.

O quarto estado de manifestação é o Telúrico (Terra), essencialmente coesivo.

Concluindo, os elementos Ar, Fogo, Água e Terra compõem o Plano Físico denso do planeta, sendo que as Linhas de Forças (Energias Sutis) os sustentam por intermédio do Poder Atuante dos Executores dos ORIXÁS – os Exus, em suas várias funções (qualidades).

A seguir o quadro demonstrativo do que discutimos:



Após a representação esquemática de toda a Hierarquia Divina, desde o Cosmo Espiritual até um planeta do Universo Astral entremos sem mais delongas na Hierarquia da Umbanda.
Já vimos que os 7 ORIXÁS ou Vibrações Originais que conhecemos como as 7 Linhas são denominados ORIXÁS ANCESTRAIS. Esses donos Vibratórios de cada Linha ou Vibração Original também promovem suas Hierarquias no planeta Terra e, em nosso caso, na corrente Astral e Humana de Umbanda. Assim é que, dentro da Faixa Vibratória Espiritual do ORIXÁ ANCESTRAL, temos Três Planos que se subdividem em 7 Graus ou Vibrações descendentes. Desse modo, o ORIXÁ ANCESTRAL promove a Hierarquia de 1º Plano. Chamemos essas Entidades de ORIXÁS MENORES, pois são Senhores da Luz, Luz como Evolução, Sabedoria, Amor e Conhecimento, relativos ao nosso sistema planetário. Esses ORIXÁS MENORES, Entidades de 1º Plano dentro da Faixa Vibratória do ORIXÁ ANCESTRAL, subdividem-se em 3 graus. O ORIXÁ MENOR de 7º Grau é o chefe de legião. O ORIXÁ MENOR de 6º Grau é o chamado chefe de falange. O ORIXÁ MENOR de 5º Grau é o chamado chefe de subfalange. Essas entidades são, pois as Detentoras da Luz. No 2º Plano, que só tem um Grau, O 4º grau, chamamos as Entidades de GUIAS, os quais são os Refletores da Luz dos ORIXÁS. É o chamado chefe de grupamento. No 3º Plano, que como o 1º Plano subdivide-se em 3 Graus, 3º, 2º , 1º Graus, chamamos as Entidades atuantes de Protetores, que são os Executores da Luz, os chamados integrantes de grupamento. Assim temos:




Dentro de uma Faixa Vibratória, ou do ORIXÁ ANCESTRAL, temos assim posicionados os 3 Planos e os 7 Graus.





No término de mais uma publicação em que não pretendemos esgotar o assunto, demonstramos como a Escola de Síntese entende e defende o conceito de Planos de Evolução (Cosmo Espiritual e Universo Astral), e dentro deles os ORIXÁS, os quais consideramos nossos Pais Divinos. A Eles e aos nossos Ancestrais Ilustres que velam pelos destinos do Planeta e de todos nós Mojubá. Axé!

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá

Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 111


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